Como se manter Firme na Fé?

A fé tem dupla função na batalha contra o mal. Efésios 6 diz da luta que temos contra os principados, as potestades, as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.
Nesta guerra a fé é uma arma de ataque e de defesa.
Na função de ataque ela nos ajuda a romper as resistências e avançar, e na função de defesa, elimina os dardos inflamados do adversário.
Como um bom soldado de Cristo precisamos dispensar os devidos cuidados com a nossa fé, que neste capítulo é representada como um escudo.
O que pode ser feito a respeito da fé é:

1 - Alimentar a Fé - 
O alimento da fé é a Palavra de Deus. Muito especialmente as promessas. Ao examinar a Palavra de Deus encontramos ordens, princípios e promessas. As ordens determinam a nossa missão, os princípios a nossa educação espiritual e as promessas
alimentam a fé.
A bíblia é um livro de promessas do inicio ao fim. Elas nos garantem vitória na doença, na tristeza, nas perseguições. Portanto conhecer estas promessas é de suma importância. Na verdade é uma questão de vida ou morte pra nossa fé.

 2- Exercitar a Fé -
É fato comprovado que o exercício corporal traz inúmeros benefícios para a saúde. Dá ao corpo maior mobilidade, melhora a circulação sanguínea que oxigena o cérebro e conserva a memória. Quem não se exercita fatalmente, fica prejudicado no seu estado geral de saúde.
O exercício da fé, segue o mesmo princípio. Quem não usa a fé com frequência, pode ter dificuldades no momento que precisar acioná-la.
Mas como exercitar a Fé?
Descobri que Jesus levava os discípulos pro campo dos milagres, na finalidade de exercitar-los na fé. Este terreno é muito fértil. Na necessidade de milagres a fé é forçada a entrar em ação.
Não precisa ser um milagre particularmente teu. Você pode encontrar alguém que precisa de um milagre e estabelecer um propósito por esta pessoa. Estamos cercados de pessoas que precisam de um milagre! Tenho sido muito abençoado na hora de orar por um milagre em particular, por causa da fé que adquiri na vivência de um milagre anterior.
Submeta a tua fé ao desafio dos milagres!

3 - Interceder pela Fé -
Como tratamos inicialmente a fé faz parte da indumentária do guerreiro cristão. É possível, em algum momento, nos depararmos com a necessidade fazermos manutenção no escudo.
Quando a batalha é muito intensa, ou o  inimigo é resistente, o cansaço limita as ações de combate. Nesta hora se apresenta os questionamentos da dúvida. Será que vou conseguir? Vai dar certo? Sou capaz?
Então o remédio é interceder pela fé.
Jesus orou para que Pedro não desfalecesse na fé, diante do ataque do diabo que, pediu pra destruir a sua vida. Filipe pediu que Jesus o ajudasse a crer.

Juntamente com a palavra de Deus e o testemunho dos milagres, orar é um poderoso recurso pra se manter firme na fé !