Introdução á Teologia

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
A palavra Teologia, tem sido avaliada através dos tempos, de várias formas e críticas. Teologia é derivado de duas palavras gregas: Theos que significa Deus e Logos que significa Estudo ou Doutrina. Daí concluimos que teologia é a ciência que estuda a Divindade.
O estudo da teologia se divide nos campos da teologia exegética, teologia natural, teologia bíblica, teologia dogmática, teologia sistemática.

Teologia Exegética - Estuda o Texto sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica e da teologia bíblica.

Teologia Natural - Estuda fatos que se referem a Deus e seu universo que se encontra revelado na natureza.

Teologia Bíblica - Investiga a verdade de Deus e o seu Universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme apresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia Bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.

Teologia Histórica - Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões.

Teologia Dogmática - É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. 

Teologia Sistemática - É a disciplina da teologia cristã que formula uma descrição ordenada, racional e coerente d fé e crenças cristãs. Ela reúne as informações extraídas da pesquisa teológica, organiza-as em áreas afins, explica as aparentes contradições e, com isso, fornece um grande sistema explicativo. A teologia sistemática está assosciada por vezes à apologética cristã que serve para, no confronto teológico entre diferentes religiões, defender a doutrina da confissão em causa.

Teologia Prática - Trata da aplicação da verdde aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, educação cristã e missões.